Estudo observacional - Tratamento Sintomático da TPM com Plantas Medicinais


No momento, estou cursando o curso de medicina da querida UFSC, e para fins do Trabalho de Conclusão de Curso, gostei da ideia de trazer para a linguagem científica o ponto de vista da Saúde Popular. Fragmentando um pouco o tema, escolhi estudar sobre como lidar com a Tensão Pré-Menstrual (TPM): quando os dias relacionados à menstruação são acompanhados de cólicas e/ou alterações do humor, dores de cabeça, cansaço excessivo, dores nos peitos, acne, etc.. Orientando e cuidando deste projeto de pesquisa está o professor e médico César Simionato. Ele atende a população há mais de 30 anos e, em sutil troca, aprendeu a utilizar algumas plantas. Entre elas, uma combinação de três espécies para aliviar os dias difíceis do ciclo menstrual. São elas: a Mil-folhas, a Erva-cidreira e a Alfavaca Anisada, utilizadas em infuso durante 10 dias. Desejamos observar e avaliar os benefícios desta terapia nos moldes do método científico, e também desenvolver os conceitos da Saúde Integral durante a pesquisa. Estamos comprometidos com o alívio dos "sintomas" das mulheres com TPM e maior reconhecimento do seu ciclo menstrual e, portanto, de si mesma.

O projeto chama-se "Avaliação dos Efeitos do Infuso de  Achillea millefoliumMelissa officinalis e Ocimum selloi no Tratamento Sintomáticos da Tensão Pré-Menstrual em Mulheres Universitárias", criado também com a ajuda dos aliados Michael Lopes da Luz, estudante da Farmácia UFSC, a professora Dr. Maique Weber Biavatti, a Milena Hammes e a Jessica Lima e demais alunos do Laboratório de Farmacognosia do CCS-UFSC, e dos colaboradores do Horto Didático de Plantas Medicinais do HU.

Objetivos:
> Avaliar o efeitos da infusão da combinação de plantas: Alfavaca-anisada, Erva-cidreira e Mil-folhas em mulheres com sintomas de TPM;
> Acompanhar as voluntárias do estudo por três ciclos menstruais consecutivos;
> Descrever os principais sintomas de TPM entre as voluntárias nos três ciclos;
> Comparar a prevalência dos sintomas de TPM de acordo com o uso das plantas nos três ciclos;

O Método:
Estamos convidando 50 mulheres a serem voluntárias do estudo. O estudo ocorrerá em etapas, sendo que observaremos 12 participantes por vez e as acompanharemos durante 3 ciclos menstruais sob uso das Plantas. O tratamento consiste em tomar 3 doses diárias da infusão, durante 10 dias, iniciando a partir do primeiro dia dos sintomas da TPM. Serão planejados 4 encontros com a equipe do projeto, forneceremos o chá individualizado em sachês com a dose equivalente à posologia de 5 folhas de Erva-cidreira, 5 folhas de Alfavaca-Anisada e 5 cm da folha de Mil-folhas. As voluntárias também terão porta aberta ao SAC do HU, todas as manhãs dos dias de semana e nas sextas à tarde.O projeto não utilizará, e tampouco divulgará, o nome das participantes. A participação é gratuita e não remunerada.

Ficou interessada em participar??

É só se inscrever neste formulário, e aguardar contato. 


Mais informações...

Entre em contato pelo email chadatpm@gmail.com
Me encontre também no livro de rostos: Natália Koch Minatti
Estamos abertos a dúvidas, trocas de textos/livros/outros materiais do conhecimento, sugestões, e mais.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas